Depois de três anos de uso o furgão francês vale hoje 14,1% a mais do que o modelo zero quilômetro

Por causa das consequências nefastas da pandemia por Covid-19, com falta de semicondutores, o setor automobilístico não conseguiu desenvolver sua capacidade plena e com isso faltou produto no mercado, provocando alta dos preços dos usados, já que, sem veículos zero quilômetro pra comprar o consumidor recorreu aos seminovos.

Essa situação resultou uma distorção tão grande que muitos modelos com até três anos de uso estão valendo mais do que o mesmo modelo OK. O maior exemplo no segmento de utilitários de carga é o Master. Campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2021 entre os utilitários de carga, o furgão da Renault teve uma valorização de 14,1% depois de três anos de uso. Isso mesmo: o Máster Furgão comprado em 2018 está sendo vendido hoje por um preço 14,1% maior do que o valor do mesmo modelo zero quilômetro.

O fenômeno ocorreu pela primeira vez nesses vinte anos em que a Autoinforme faz o Estudo de Depreciação de Veículos (que este ano deveria chamar Estudo de Valorização), dentre os 22 modelos pesquisados, nove tiveram índice positivo e atingiu também o setor de Caminhões, cujo campeão geral foi o VW 30-330 Constellation 8×2, que apresentou uma valorização de 10,7% depois de três anos.

A Renault obteve a Certificação em cinco das seis vezes em que foi realizado o Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais, sendo três vezes campeã geral (veja abaixo), mas pela primeira vez registrou um índice de valorização acima do preço de tabela do OK.

2016 – Categoria Camioneta de carga – Renault Master Chassi

2017 – Categoria Furgão de Carga – Renault Master Furgão

2018 – Campeão Geral – Renault Master Furgão

2019 – Categoria Furgão de Carga – Renault Master Furgão

2020 – Campeão Geral – Renault Master Furgão

2021 – Campeão Geral – Renault Master Furgão

A entrega do Selo Maior Valor de Revenda 2021 foi realizada nesta sexta-feira (30/7/2021), em cerimônia online realizada na sede da Braspress, em Guarulhos, uma das maiores transportadoras do País, com 101 filiais espalhadas pelo território nacional.

Além do Furgão Master, da Renault, o segmento Utilitários de Carga do Selo Maior Valor de Revenda teve outros três ganhadores por categoria.

O Bongo K2500 recebeu a Certificação na categoria de Camioneta de Carga. O utilitário da Kia também teve um desempenho excepcional: depois de três anos de uso, o modelo 2018 valorizou 13%.

O Mercedes-Benz Sprinter Van 415 ganhou na categoria Minibus, com alta de 0,5%.

E o Fiat Fiorino Furgão recebeu a Certificação na categoria Furgoneta de Carga, com depreciação de apenas 6,2% depois de três anos.

O objetivo da premiação é estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e alertar o consumidor sobre o retorno do seu investimento, uma vez que o valor de revenda é um dos principais atributos (se não o principal) que o consumidor leva em conta na hora da compra.

Veja os três primeiros colocados de cada categoria