– Montadora investiu apenas US$ 472 milhões para o desenvolvimento do Kwid

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O desenvolvimento do Kwid, novo carro da Renault lançado na Índia na semana passada (chega ao Brasil em 2016) custou US$ 472 milhões. Uma pequena fortuna, é verdade,mas ainda assim é um custo 50% menor do que o último investimento para desenvolver um novo veículo, segundo o estudo de especialistas da Automotive Tribune.

“Para conseguir esta redução a montadora investiu em projetos com o custo de produção cada vez menor, plataformas mais modernas, como a CMF-A, que será usada para fazer o Kwid, mas mantendo a qualidade dos materiais usados na fabricação”, disse Thierry Bolloré, executivo da marca.

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A escolha do mercado indiano para ser o primeiro a receber o Kwid foi porque a montadora tem uma fábrica moderna na região, com capacidade de 400 mil carros por ano, mas atualmente trabalha com apenas 50% de sua capacidade. A meta é que a fábrica esteja operando com capacidade máxima em dois anos.

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No Brasil, o Kwid terá motor 1.0 três cilindros, câmbio manual de cinco marchas e vai substituir o Clio, com produção em São José dos Pinhais, no Paraná.