– De Elantra e Novo Tucson, curtimos as estradas, as paisagens de Florianópolis e saboreamos as ostras mais saborosas do mundo  florianopolis

Dia claro, céu sem nuvens, 27 graus na sombra. Só falta acelerar um carrão e ir a caminho do mar. Bem, então não falta mais nada, pois aceleramos não em um, mas em dois modelos que a Hyundai Caoa preparou para 2017. Com o Novo Tucson fomos até o extremo norte da ilha de Santa Catarina,em Florianópolis, e com o Elantra descemos para o Sul, encerrando o teste em Ribeirão da Ilha, onde, dizem sem modéstia os catarinenses, come-se a melhor ostra do mundo, como veremos mais adiante.

tucson

A Caoa investiu em tecnologia de manufatura na fábrica de Anápolis e o resultado foi uma melhora na qualidade dos carros produzidos na unidade, como o Novo Tucson, que tem na sua composição 51% de aço de alta resistência. Melhorou também o arrasto aerodinâmico, que resultou em um CX de 0,33, baixo considerando o tipo de veículo. Quanto mais baixo o CX, maior a facilidade de impulso do carro ou seja: ele precisa de menos força para ganhar velocidade, portanto economiza combustível.

hyunday-tucson-2017

Roda aro 18, um enorme teto solar com acionamento elétrico, seis airbags e um motor turbo 2.0 de 177 cavalos que obedece o pé no acelerador, controlado por um câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. E o consumo é elogiável: faz 9,8 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, segundo a fábrica.

O carro tem ar condicionado com duas zonas, tela de sete polegadas, painel com iluminação de led, detector de ponto cego e faróis de led com facho de luz direcional nas curvas: você esterça o volante e ele ilumina na direção indicada. Além daqueles equipamentos já comuns num carro dessa categoria, como controle de tração, controle de estabilidade e assistente de saída em aclives e declives.

hyunday-tucson-2017-tras

Confira os preços e equipamentos de cada versão do Novo Tucson 2017:

Novo Tucson GL – R$ 138.900,00

A versão de entrada tem se série: ar-condicionado automático de duas zonas, rodas de alumínio de 18 polegadas, chave presencial, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade, central multimídia com tela de 7 polegadas e espelhamento da tela de smartphones via Android Auto e Apple Car Play, sensor crepuscular, retrovisores com desembaçador, bancos do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, controles de estabilidade, controle de tração e seis airbags.

Novo Tucson GLS – R$ 147.900,00

Acrescenta computador de bordo com tela digital de 4,2 polegadas, faróis e lanternas de led e luzes de condução diurna, teto solar e acabamento cromado na grade frontal e nas maçanetas externas.

Novo Tucson Top – R$ 156.900,00

Tem ainda abertura do porta-malas por aproximação, retrovisor interno anti-ofuscante, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis de led com feixe ou facho de luz direcional para curvas, assistente de estacionamento e alerta de ponto cego.

hyunday-tucson-2017-interna

O Elantra 2017 evoluiu no desenho, com mudanças nas linhas externas e também no conjunto ótico, na grade dianteira e na estrutura do carro, com melhoria na aerodinâmica e na acústica. Um up grade para enfrentar a concorrência no segmento dos sedãs médios, que tem o Corolla como referência e líder em vendas.

hyunday-elantra-2017

O esforço de montadoras e importadoras em obter ganhos expressivos em eficiência energética por imposição do programa Inovar-Auto, fez a Hyundai reduzir 5,9% o consumo no novo Elantra, com aperfeiçoamento do motor, um 2.0 flex de 167 cavalos com transmissão automática de seis marchas.

Em relação à segurança, o carro oferece sete airbags, alerta de ponto cego, controle de estabilidade, controle de tração e seletor de modo de condução (Normal/ Eco/ Sport).

elantra-2017

Fim do teste drive, hora de apreciar a recomendada ostra de Santa Catarina, estado é o maior produtor do molusco e também de mexilhões e vieiras, com 21 mil toneladas por ano, o que significa nada menos do que 98% da produção brasileira. Fazendas marinhas se multiplicam  nas praias da ilha e de municípios vizinhos; uma delas, de cerca de cinco hectares, é de Jaime José de Barcelos, dono do badalado restaurante Ostradamus, que consome as 50 mil dúzias de ostras produzidas ali todos os anos.

ostras

Descendente de açorianos, como quase todos os moradores do sul da ilha, Jaime transformou rapidamente a lanchonete que vendia sucos e cachorro quente num restaurante de primeira. File de garoupa ao molho de camarão, camarão pistola na brasa, polvo defumado, talharim e risoto com frutos do mar. Mas o prato da casa é a ostra, que após retirada da produção passa por um processo de depuração que elimina todas toxinas e resíduos, chegando à mesa completamente limpa e saudável. Ao bafo, gratinada, no alho & óleo, no vinagrete, com queijo grana padano ou in natura, que é a preferência da freguesia e realmente a mais saborosa. Regada à boa cachaça Tens Tempo, envelhecida três anos em tonéis de carvalho ali mesmo no Ostradamus.

elantra

Confira os preços e equipamentos de cada versão do Elantra 2017:

Elantra Base – R$ 84.990,00

A versão de entrada tem de série ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas, espelho elétrico com aquecimento, controlador de velocidade, seis airbags, fixação de cadeirinha Isofix e sistema de som com comando no volante.

Elantra Special Edition – R$ 103.990,00

Adciona a ignição do motor por botão de partida, abertura por aproximação do porta-malas, bancos de couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e rádio integrado com leitor de MP3, GPS, Mirror Link, TV digital, Bluetooth e comandos no volante, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva e luzes diurnas de led.

Elantra Top – R$ 114.990,00

Na versão topo de linha o sedã esta ainda mais equipado. Adciona-se a todos equipamentos das versões anteriores: alerta de ponto cego, controle de estabilidade, controle de tração, seletor do modo de condução (Normal/ Eco/ Sport), faróis de xenônio com acendimento automático, teto solar elétrico, painel de instrumentos com tela de 4,2 polegadas, airbag de joelhos do motorista e espelhos rebatíveis eletricamente.

A versão topo de linha será vendida por R$ 115 mil, preço superior a do Corolla Altis (R$ 108 mil) e do Chevrolet Cruze LTZ (R$ 109.790,00) e mais barato que o Honda Civic Touring (R$ 124.900.00), esses dois últimos equipados com motor turbo.