Projeto de lei prevê fim do diesel em ônibus em São Paulo até 2018, mas não será cumprido

onibus eletrico foto divulgação

Existe uma lei na cidade de São Paulo que prevê a substituição total da frota de ônibus a diesel para veículos movidos a combustíveis limpos.

Mas isso até 2018.

Opa, 2018? Então faltam dois meses.

E quantos ônibus já foram substituídos?

213. Faltam portanto retirar de circulação 13.787 ônibus a diesel, que continuam rodando e poluindo o ar. Quase toda a frota.

Por isso, a Câmara Municipal esta propondo a revisão da lei e representantes de entidades da sociedade civil querem interferir no projeto de lei que prorroga o prazo para o fim das emissões de gases poluentes pelos ônibus na cidade.

A emissão de poluentes por motores a diesel causa a morte de mais de quatro mil pessoas por ano em São Paulo e provoca gastos públicos de R$ 54 bilhões.

A indústria apresenta tecnologias modernas, de baixas emissões ou totalmente limpas: veículos híbridos, elétricos puros e movidos a célula de combustível. Mas o poder público não faz a sua parte.

A frota de transporte público de baixas emissões hoje na cidade está limitada a 200 trólebus, 10 ônibus a álcool e três ônibus elétricos.

Solução tem. Precisa ser implantada.