Aumento foi de apenas 2,9%, mas categoria se destaca diante queda brusca das vendas no semestre

O sedã compacto foi o único segmento do mercado de automóveis que cresceu em vendas no primeiro semestre de 2020. Vendeu 53.877 unidades, contra 52.351 unidades no primeiro semestre de 2019. Foi um aumento pequeno, de apenas 2,9%, mas considerando o comportamento do mercado, o resultado deve ser comemorado.

As vendas totais no período, que foi atingido diretamente pela quarentena, com as concessionárias fechadas, foi de 763.313 mil unidades, 33,7 % a menos que o passado. Todos os outros segmentos tiveram quedas expressivas. O segundo menos atingido, o dos Furgões, vendeu apenas 12.980 unidades, contra 15.836, ou 18% a menos. Os SUVs caíram 30,78%, os carros de entrada 45% e os sedãs pequenos 60%.

O lançamento do Onix Plus pode ter impulsionado as vendas no segmento: o sedã da GM tem ocupado as primeiras posições no ranking neste ano. A grande procura do sedã compacto para o uso em transporte por aplicativo também influiu no crescimento do segmento em 2020, embora essa tendência tenha sido retraída com a chegada da pandemia do coronavírus, quando muitos motoristas de aplicativo devolveram os carros a locadoras.