Primeira quinzena de fevereiro tem aumento de 36,6%; vendas diárias são semelhantes

Foram vendidos 92.441 carros e comerciais leves na primeira quinzena de fevereiro – conforme informações obtidas pela Agência Autoinforme – o que significa um aumento de expressivos 36,6% sobre a o mesmo período de fevereiro do ano passado, quando foram licenciadas 67.669 unidades.

Mas calma lá: não é o mercado que cresceu tanto, e sim o fato de a primeira quinzena de 2019 não ter tido Carnaval, o que manteve um bom volume de dias úteis, onze no total. As vendas diárias na primeira quinzena de fevereiro foram de 8.403 unidades, 0,4% a mais do que na primeira quinzena de janeiro (8.367).

No acumulado do ano o crescimento é expressivo: foram 283.191 carros vendidos nesse mês e meio, contra 243.222 nos primeiro 45 dias do ano passado, alta de 16,4%.

A Fiat assumiu a segunda posição na quinzena, com uma boa diferença em relação a Volkswagen, que foi a terceira colocada: a italiana vendeu 15.118 unidades e ficou com 16,4% na quinzena e a alemã 13.037, com 14,1% de participação. A GM segue firme na liderança: vendeu 15.872 carros e 17,2%. As boas vendas da Fiat devem principalmente ao Argo, que ficou em terceiro lugar na quinzena, com 3.860 unidades. Strada e Mobi também entraram na lista dos dez mais vendidos (veja a lista).

Destaque para a Honda, sétima colocada, que, com 5.901 carros vendidos, passou a Renault, oitava. Antes delas aparecem a Hyundai em quarto lugar (8.113 unidades e 8,8%), a Ford em quinto (7.348 e 8%) e a Toyota em sexto (7.344 e 7,9%). Completam a lista das dez marcas mais vendidas a Jeep e a Nissan.

Vale ressaltar o crescimento das três marcas que vêm a seguir: Citroën (11ª colocada), Peugeot e Mitsubishi. As três marcaram participação de mais de 1% na quinzena.

Veja a lista das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de fevereiro de 2019

Ranking por marca
1ª quinzena fevereiro 2019