Utilitários esportivos conquistaram mais 2,9 pontos de participação este ano
Em apenas seis meses (no primeiro semestre de 2020) o segmento dos utilitários esportivos (SUVs) conquistou mais 2,9 pontos percentuais de participação no mercado total de carros e comerciais leves. O crescimento desse segmento é notório já há alguns anos e como os lançamentos não se esgotaram, a tendência é que os SUVs conquistem em breve a liderança do mercado no Brasil.
Os SUVs têm 24,6% do mercado, com 187,9 mil unidades comercializadas até junho e por enquanto são superados apenas pelos hatchs pequenos, que historicamente formam o segmento que mais vende. Os hatch pequenos venderam 200.435 unidades no primeiro semestre e ficaram com 26,3% de participação, apenas 1,7 ponto percentual a mais do que os SUVs. Mas o hatch retrai (o segmento perdeu 1,5 pp este ano), ) no semestre, o SUV cresce.
Só neste ano foram lançados vários modelos no segmento, o Nívus, da Volkswagen, o Tracker, da GM, além do Territory, que a Ford apresenta ao público no próximo dia 7 de agosto. A Caoa Chery vai lançar o Tiggo 8 em agosto e o Land Rover Defender chega ao Brasil ainda este ano, enquanto a Fiat anuncia o lançamento de dois modelos nesse segmento no início de 2021.
Os dois juntos – hatch pequeno e SUV – representam mais da metade das vendas totais, exatamente 50,9%. Os outros 16 segmentos, portanto, têm juntos 49,1%.
Os maiores deles são o de carro de entrada, com 10,5% das vendas, e o de picape grande, com 9%. Em seguida aparecem, o segmento de sedã pequeno (7,4%) e sedã compacto (7,1%).
Comparativo por segmento – 2019 x 2020
I’m writing to let you understand of the incredible encounter my wife’s child gained studying your web page. She discovered too many issues, which included what it’s like to possess an incredible coaching character to get the rest completely know precisely specific multifaceted subject areas. You really surpassed her expectations. Thanks for supplying the warm and friendly, trusted, informative and even cool thoughts on that topic to Jane.