Ka-FreeStyle_4

O anúncio do lançamento do Ka Freestyle (o carro chega no segundo semestre) é a confirmação de que as montadoras estão ávidas para explorar o desejo do consumidor de entrar no segmentos dos utilitários esportivos.

O Ka Freestyle se junta a Onix Activ, HB20X , Sandero Stepway e Renault Kwid, versões que buscam atender um público que sonha com um SUV de verdade, mas o seu potencial econômico é de um carro de entrada.

Legalmente eles podem ser chamados de utilitários esportivos, porque têm as características exigidas pelo Inmetro, o instituto de Metrologia: maiores ângulos de entrada e de saída, obtidos pela elevação da suspensão, que deixa o carro mais alto em relação ao solo.

O utilitário esportivo, grande, pequeno, básico ou luxuoso, é o segmento que mais cresce no Brasil: no ano passado vendeu 415 mil unidades, crescimento de 37%.

Dez cada dez carros vendidos no Brasil, dois são utilitários esportivos. Um mercado pra lá de atraente.