Evolução dos sistemas de assistência ao motorista visa atender mobilidade autônoma

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Com o aumento exponencial da demanda por carros cada vez mais conectados e semi-autônomos, empresas passaram a desenvolver novas tecnologias para atender esse mercado, oferecendo pacotes de soluções para a mobilidade do futuro.

A Harman, do grupo Samsung, apresentou na feira CES 2019, que se realiza em Las Vegas, nos EUA, um conjunto de tecnologias de detecção para que os carros tenham uma visão de 360 graus.
O sistema monitora, registra e avalia todo o ambiente ao redor do veículo, usando sensores e nuvem, proporcionando mais segurança aos usuários.

O sistema de monitoramento de câmera aumenta ou até mesmo substitui os espelhos retrovisores. Usa uma combinação de três câmeras voltadas para trás e radares nos cantos do veículo.

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Os sensores direito e esquerdo, acoplados a uma câmera traseira de longo alcance, monitora os pontos cegos, atua como assistente de mudança de faixa e aviso de colisão traseira. Os sensores instalados nos cantos do carro dão visão de 360 graus.

Outra tecnologia avançada de mobilidade e segurança é a câmera frontal, que fica centro superior do pára-brisa e controla o ambiente externo, detectando qualquer objeto e toda a sinalização da pista.

O sistema faz a integração com radares de longo alcance para detectar veículos e manter uma distância do carro que vaio à frente.

Na verdade, essas são tecnologias necessárias para atender as necessidades dos carros semi-autônomos, que já começam a fazer parte da frota circulante em todo o mundo. A autonomia exige sistemas integrados e eficientes e tem o desafio de gerenciar a transferência do comando do carro para o motorista em caso do esgotamento das condições autônomas.

Os sistemas têm a capacidade de gerenciar a maioria dos aspectos da condução por si mesmos, mas somente se certas condições forem satisfeitas, caso contrário é necessário que o motorista tome o comando.

Para isso, a Harman desenvolveu uma solução avançada de monitoramento do motorista, a Neurosense, que utiliza sensores de monitoramento para capturar os recursos biométricos do motorista, como olhar fixo, posição da cabeça, o diâmetro da pupila.