Na hora de comprar um carro, o consumidor dá valor a atributos que enxerga com mais evidência: o estilo, o espaço interno, o acabamento, a potência do motor.

Alguns equipamentos de segurança mais conhecidos, como o ABS de nova geração, são do conhecimento de boa parte dos potenciais compradores e muito valorizado: ele não apenas evita o travamento das rodas numa freada brusca, mas mantém a trajetória do carro mesmo em curvas, quer dizer: ao perceber que o carro não vai conseguir parar a tempo de colidir com o carro da frente, o motorista faz o desvio e o sistema obedece, evitando o choque.

Mas tem equipamento que o motorista não vê, nem sabe que o carro tem, mas pode ser fundamental para a segurança dos ocupantes

Um deles é o pré preenchimento do freio, que equipa o Jeep Compasss flex, lançado na semana passada. O sistema atua quando o motorista tira o pé bruscamente do acelerador, o que indica que ele percebeu um perigo à frente e precisa brecar com violência. Assim, antes que o pedal de freio seja acionado, o sistema encosta a pastilha de freio junto ao disco, reduzindo o tempo de frenagem e aumentando a força, através de outro sistema que se chama Assistente de Frenagem de Pânico.

Estamos falando de diferença de milímetros, ou melhor, de milésimos de milímetros.

A pastilha de freio fica a uma distância de no máximo 0,17 milímetros do disco (varia dependendo tipo de piso que o carro está rodando). Com a atuação do sistema, a distância diminuiu portanto menos de dois décimos de milímetro. É quase nada, né? É, mas isso representa uma redução de arrasto de cinquenta centímetros numa freada a 80 km/h. Quer dizer: o carro vai parar meio metro antes.

Meio metro pode ser a diferença entre bater e não bater o carro. Entre atropelar ou não uma pessoa, enfim: o sistema pode evitar que você se envolva em um acidente.

Um bom caminho para um trânsito mais seguro, que o Compass completa com mais dois itens que vital importância na segurança e no processo de construção da mobilidade autônoma: o front colision (que freia o carro sozinho até 30 km/h) e o ACC, piloto automático, que regula a velocidade de cruzeiro em função do veículo a frente (se o carro da frente frear  o ACC também freia). Ambos são itens opcionais.