RX 450h completa a linha totalmente eletrificada da Lexus no Brasil

A linha 2020 do SUV RX 450h reforça a proposta da Lexus de oferecer apenas carros com tecnologia híbrida (motor a combustão e elétrico) e completa a linha dos carros eletrificados da marca no Brasil (veja mais adiante).

O carro traz novidades em segurança e conectividade. O pacote Safety System conta com itens de auxílio à condução que garantem mais proteção aos ocupantes do veículo.

O carro tem duas versões de acabamento, F-Sport e Luxury, ambas com um motor a gasolina de seis cilindros, 3.5 a 6.000 rpm e torque de 34,2 kgfm a 4.200 giros e mais dois elétricos (um dianteiro e outro traseiro), que, juntos, geram 313 cavalos. Essa combinação garante economia de combustível e redução das emissões de poluentes.

Uma central de controle do sistema híbrido transmite a sensação e a potência do motor a gasolina. A bateria de níquel-metal-hidreto fica embaixo do banco traseiro, o que não reduz o espaço do porta-malas. A transmissão Hybrid Transaxle proporciona aceleração mais linear; ela reduz ou aumenta as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O sistema de tração All-Wheel Drive direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.

Tem bancos com regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis. Na versão F-Sport ambos os bancos contam com 10 posições de ajustes e memória para três perfis apenas para o motorista. O computador de bordo conta com tela colorida de 4,2″, oferece informações de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura, indicador de marcha, informações de áudio.

Destaque para o sistema multimídia, com áudio de alta qualidade, compatível com CD, DVD player, Bluetooth, TV digital, espelhamento de celular numa tela de 12,3 polegadas.

A segurança começa com dez airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas. O carro vem com sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sistema para fixação de assento infantil e dispositivo de alerta em caso de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo, além dos seguintes equipamentos de alta tecnologia:

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): mantém distância constante em relação ao carro da frente, diminuindo ou aumentando a velocidade de acordo com o tráfego.

Assistente de Manutenção de Faixa, que avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante quando o motorista ultrapassar as marcações da pista.

Sistema de Colisão Frontal, que previne colisão por meio de alerta sonoro e freia automaticamente quando necessário.

Farol Alto Automático, que acende e apaga para evitar o ofuscamento dos demais motoristas.

Monitoramento de ponto cego, que identifica veículo, fora do campo de visão do motorista e emite alerta no retrovisor externo.

Só híbrido

Enquanto muitas montadoras apresentam uma opção de elétrico ou híbrido, a Lexus definiu que toda a sua linha de carros passa a ser eletrificada, com a tecnologia híbrida, isto é: uma combinação de propulsão a gasolina e à eletricidade. O objetivo é atender a demanda mundial por motores mais limpos, com o objetivo de atender as legislações ambientais, cada vez mais rígidas.

Além do RX 350h, a marca comercializa cinco modelos, todos híbridos, no Brasil, sendo dois sedãs, um SUVs, um crossover e um hatch.

O UX 250h é o crossover compacto com motor 2.0 a combustão e um elétrico, com potência total de 181 cavalos. O hatch CT 200h tem um motor a combustão 1.8 de 99 cavalos e um elétrico de 82 cavalos Os sedãs são o ES300h e o LS 500h (motor 3.5 de 359 cavalos) e o SUV NX 300h, com motor 2.5 de 194.

 

Por Joel Leite