Pandemia adia para junho ou julho a picape que chegaria hoje ao mercado. Mas nós vamos contar como ela é

Desde o ano passado a Fiat estava preparando o lançamento mais importante da marca em 2020: a Nova Strada, que depois de 22 anos no mercado brasileiro (veja retrospectiva) se reinventa mais uma vez e apresenta novidades de cabo a rabo. Mas o plano foi abortado com a chegada do Covid-19, que adiou o lançamento para junho ou julho. Mas como alguns veículos, especialmente as revistas semanais, já tinham planejado a capa com a Nova Strada, a Fiat não pode segurar, sendo que esta terça-feira é o fim do embargo das informações. Assim, 7 de abril tornou-se o dia do não lançamento da Nova Strada, que você só vai conhecer de perto no segundo semestre.

Líder das picapes há 20 anos e um dos principais modelos da empresa no Brasil, a Strada chega com mudanças profundas: nova plataforma , nova motorização, com mais tecnologia que a tornaram única na categoria – quatro portas para cinco pessoas – e a deixaram numa posição à frente das concorrentes.

São três versões de acabamento: Endurance, com motor Evo 1.4 flex na configuração de cabine simples ou cabine dupla; Freedom, também oferecida com cabine simples ou dupla, mas essa, equipada com motor 1.3 Firefly; e a topo de linha, Volcano 1.3 Firefly, disponível apenas com cabine dupla. A Strada herdou os mesmo nomes das versões da picape Toro.
O visual provoca uma impressão de mais imponência e robustez; o desenho lembra uma míni Toro, com alguns traços do Mobi.

Ficou maior : 4.480 mm no comprimento, era (4.438), 1.732 mm na largura,(contra 1.664) e a altura ficou praticamente a mesma: 1.575 mm contra 1.580 mm na geração anterior. Já o entre-eixo ficou maior, proporcionando maior espaço para os ocupantes do banco traseiro: passou de 2.718 mm para 2.737.

Pensado no espaço para carga, objetivo de quem compra uma picape, a Fiat passou a oferecer uma caçamba com capacidade de 884 litros na versão cabine dupla. E antecipando a nova legislação, que a partir de 2021 obriga mais itens de segurança de série em todos os veículos produzidos no Brasil, a Fiat incrementou a Strada com controle de estabilidade, sistema Isofix para fixação de cadeirinha de criança e cinto de três pontas para todos os ocupantes.
O motor Evo 1.4 é o mesmo já conhecido da versão antiga, tem 88 cv de potência máxima e 12,5 kgfm de torque. Já o 1.3 Firefly tem 109 cv e 14,9 kgfm de torque, o mesmo que equipa o Argo.

Segundo o Inmetro, a Strada Volcano 1.3 Firefly tem nota “A” no segmento para o consumo de combustível. Faz 8,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Na gasolina faz 9,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Ainda na parte mecânica, outra novidade é a suspensão dianteira, com novas molas e amortecedores, novas travessas e barras estabilizadoras. Na traseira, o conjunto também é novo, destaque para o feixe de molas que herdou da picape antiga, característica que o consumidor apreciava por se tratar de uma suspensão mais parruda, que aguenta peso.

No quesito conforto e segurança a picape não deixa a desejar, pois é equipada com vários itens de série: direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, airbags laterais e nova arquitetura eletrônica.

 

Strada Endurance Evo 1.4 flex (cabine simples e dupla)

Ar-condicionado, direção hidráulica, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura, luz diurna, computador de bordo, preparação para som, protetor de caçamba e rodas de aço com pneus 195/65 R15.

Strada Freedom 1.3 Firefly (cabine simples e dupla)

Todos os itens da versão anterior, mais direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, display de 3,5 polegadas no painel de instrumentos, indicador de pressão de pneus, rádio, tomada USB, volante multifuncional, rodas de alumínio de 15 polegadas, maçanetas e retrovisores na cor do carro e faróis de neblina.

Strada Volcano 1.3 Firefly (cabine dupla)

Todos os itens da versão Freedom, mais bancos de couro e tecido, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de led, sistema multimídia com tela de sete polegadas, câmera e sensor de ré, capota marítima, barras no teto, santantônio e rodas de alumínio com pneus de uso misto 205/65 R15.

A lista de equipamentos opcionais e preços de cada versão será divulgado apenas no lançamento da picape.

Com grande estoque na fábrica e nas concessionárias, a Fiat continua vendendo o modelo velho, uma vez que a produção da nova ainda não foi iniciada.