O carro inteligente, que parecia , ficção de cinema, agora está se tornando uma realidade: o carro autônomo é a nova tecnologia que pode evitar acidentes e principalmente salvar vidas. Embora pareça assustador ver um carro que anda sozinho, sem motorista, trafegar na rua de forma natural, é o grande projeto de muitas montadoras para o próximo período: a previsão é ele ser vendido comercialmente até 2020.

A Google é uma das empresas que desenvolvem o carro autônomo, embora não tenha intenção de comercializá-lo. Várias montadoras desenvolvem o carro que anda sozinho, além de universidades, inclusive no Brasil. A Volvo vai lançar comercialmente o seu autônomo em 2017 e espera com isso chegar ao seu objetivo de morte zero no trânsito

Uma pesquisa da Volvo mostra que 95% dos acidentes na estrada são causados por falha humana, segundo o diretor das relações governamentais da Volvo Cars, coordenador do projeto 2020 da empresa na Suécia, Anders Eugensson:

“Todo o sistema que depende do ser humano, não é confiável”, disse o executivo.

Em uma palestra realizada na USP, em São Paulo, o professor Denis Wolf – idealizador do projeto do primeiro carro autônomo no Brasil – apontou as principais tendências do mercado com relação ao veículo autônomo e citou a importância da Google no projeto:

“A Google contratou os principais pesquisadores especializados do Darpa (Agência de Pesquisa Avançada de Defesa) conseguindo desenvolver muito rápido o carro, ou seja, ela juntou os maiores especialistas com o orçamento infinito que ela tem”.  Denis afirmou que o protótipo da Google é o melhor projeto autônomo, que completou 500.000 km de testes.

Sulivan Bruno Damasceno
Uninove – 7º semestre