– Com 2.470.292 licenciamentos, setor automobilístico tem o melhor desempenho desde 2015
– Mercado fecha o ano em alta: dezembro teve aumento de 9,5% sobre o mesmo mês de 2017
– GM é líder mais uma vez: vendeu 433.955 e ficou com 17,6% de participação

 

Faltou pouco para as vendas chegarem aos 2,5 milhões de unidades. 2018 fechou com 2.470.292 carros e comerciais leves licenciados, um desempenho que agrada os fabricantes e atinge a meta traçada no início do ano, de um crescimento em torno de 14%. O aumento foi de exatamente 13,7% sobre 2017, quando foram comercializadas 2.172.594 unidades.

As vendas em 2018 representam o melhor desempenho do setor desde 2015 e sinaliza as expectativas da indústria de um crescimento sustentável, que ocorre pelo segundo ano consecutivo. Segundo a Anfavea, as vendas devem continuar crescendo em ritmo semelhante este ano, mas o presidente da entidade, Luiz Megale, não arrisca num número fechado, falando apenas em “crescimento de dois dígitos“.

Com 250 dias úteis, as vendas diárias atingiram 9.881 unidades no ano.

Foram vendidos em dezembro 224.389 carros, 1,4% a mais que em novembro e 9,5% a mais do que em dezembro do ano anterior.

Com 433.955 unidades, a GM fechou o ano como a marca mais vendida no Brasil pela quarta vez consecutiva e colocou quase três pontos percentuais sobre a Volkswagen, segunda colocada: a GM conquistou 17,6%, contra 14,9% da concorrente, que vendeu 366.931 carros. Terceira colocada, a Fiat vendeu 325.760 e ficou com 13,2% de participação.
Veja o ranking de vendas das marcas em 2018

Ranking de vendas 2018
por marca

ranking 2018