– Números indicam que volume licenciado caiu 19,8% em 2016 e ficou abaixo dos dois milhões. Hyundai sobe para o quarto lugar e Ford cai para sexto

Pior dezembro desde 2008 e pior ano desde 2006. O balanço negativo de vendas de carros e comerciais leves de 2016 não é surpresa pra ninguém, mas havia quem contasse com um dezembro um pouco melhor e que as vendas no ano atingissem o patamar de dois milhões de unidades. Faltou pouco: foram licenciados no ano que passou 1.986.550 unidades, o que significa uma retração de 19,8% em relação ao volume vendido no ano anterior, que já tinha sido um dos piores da década, com 2.477.085 carros, conforme números provisórios obtidos pela AutoInforme.

As vendas em dezembro foram as melhores do ano, o que tem pouca relevância num 2016 sofrível. Não atingiram nem o patamar de 200 mil carros, o que ocorreu pela última vez em dezembro de 2015. No mês passado foram vendidas 199.044 unidades.

Dezembro apresentou queda de 9,8% em relação a dezembro do ano passado (220.656) e crescimento de 4,7% em relação a novembro (173.560).

Mas se o mercado está ruim para todo mundo, para algumas marcas está ainda pior. Caso da Ford, que, pela primeira vez na história, deixou o pelotão das quatro mais vendidas. A GM fechou 2016 como líder do mercado, com vendas de 345.880 unidades e dois pontos percentuais a mais (17.4%) do que a segunda colocada, a Fiat, que vendeu 305.033 e ficou com 15,4%. A Volkswagen ficou com apenas 11,5%, com vendas de 228.460 unidades. Todas elas perderam no ano passado.

Enquanto uns perdem, outros comemoram o crescimento no ranking de vendas. Com vendas de 197.860 unidades, a Hyundai tornou-se a quarta marca mais vendida no mercado brasileiro, fechando o ano com uma participação de 10%. E por apenas cem unidades, a Toyota também passou a Ford, conquistando a quinta posição no ranking (180.427 unidades e 9,1%) e deixando a Ford na sexta posição.

O ranking de 2016 estratifica as dez marcas mais vendidas em quatro grupos distintos: o primeiro é das líderes, GM e Fiat, que têm uma participação acima de 15%. O segundo grupo reúne Volkswagen, Hyundai, Toyota e Ford, na faixa entre 9% e 12%.

Em seguida aparecem, mais abaixo, Renault e Honda ( entre 6% e 7%) e fechando a lista das dez mais, Nissan e Jeep na faixa dos 3%.

Logo em seguida, mais três marcas obtiveram uma participação de mais de 1% do mercado em 2016: Peugeot, Mitsubishi e Citroën. Todas as outras (veja o ranking das 40) não obtiveram 1% das vendas

Ranking por marca
janeiro a dezembro /2016

ranking_por_marca_2016