GM volta a ficar entre as três mais vendidas

Falta carro no mercado, mas como as montadoras (e importadoras) não conseguem atender a procura, o resultado é um ritmo fraco de vendas. Na primeira quinzena de setembro esse ritmo caiu ainda mais: com apenas 67.860 carros e comerciais leves licenciados em onze dias úteis, o mercado registrou a pior venda diária desde junho de 2020, com 6.169 unidades, desempenho melhor apenas do que os dois trágicos meses de abril e maio do ano passado, quando, no ápice da pandemia do coronavírus, fábricas e redes de concessionárias permaneceram fechadas e as vendas foram residuais. A média diária no ano é de 7.753 unidades.

A novidade na quinzena foi o crescimento da GM, que iniciou o ano em queda brusca nas vendas, perdeu a liderança para a Fiat, a segunda posição para a Volkswagen e em seguida foi sendo superada por Hyundai, Toyota e Jeep, amargando o sexto lugar no ranking em agosto. Na quinzena ela avançou três postos e retomou o terceiro lugar, atrás apenas da Fiat (líder) e Volkswagen. Toyota ficou na quarta posição e a Hyundai em quinto. Veja o ranking.

No acumulado – janeiro até a primeira quinzena de setembro – o saldo é positivo, com 196.589 unidades a mais do que no mesmo período do ano passado: 1.395.559 hoje contra 1.198.870 em 2020.