– Volume comercializado este ano revela mudança de patamar no mercado brasileiro

Servico_Carros no patio

Lembra do mercado brasileiro em 2012 e 2013, o auge de vendas de carros e referência para a chegada de novas marcas, a construção de novas fábricas e a esperança do País se firmar como um dos quatro maiores mercados do mundo?

Nos dois anos seguintes – 2014 e 2015 – as vendas foram caindo sucessivamente, investimentos minguando, projetos de crescimento adiados, 627 concessionárias fechadas só em 2015. E a cada balanço de vendas, uma decepção.

É hora de entender que os tempos de 14 mil carros por dia (veja quadro) não existem mais. Definitivamente o Brasil entrou em outro patamar. O balanço da primeira quinzena de março confirma que as vendas caíram pela metade em relação aos anos de ouro: foram apenas 80.450 carros em onze dias úteis, ou uma média diária de 7.313 unidades, metade do que o Brasil vendeu por dia em 2012, quando foi registrada uma média diária de 14.427 no ano.

É hora de relaxar; o setor precisa planejar as ações tendo como parâmetro exatamente metade do mercado, das expectativas, dos investimentos e das esperanças.

Se, no ano passado, as vendas diárias se igualavam as registradas em 2007, neste ano elas descambaram de vez. As vendas diárias este ano estão abaixo das registradas em 2005, quando foram vendidas por dia 6.804 unidades. Veja abaixo o quadro e gráfico de vendas diárias de 2005 a 2016.

GM e Fiat estão praticamente empatadas na liderança de vendas, a primeira com 12,5 mil carros vendidos e a segunda com 12.494. A Volkswagen ficou em terceiro, com 10.937 e a Hyundai se mantém como a quarta marca do País, com 8.957 unidades na quinzena, na frente da Toyota (8.182) e da Ford (7.024).

Em sétimo lugar aparece a Honda e a Renault caiu para o oitavo lugar. Jeep e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas. Veja abaixo o ranking completo por marcas.

Média de venda diária 
2005 6.804
2006 7.711
2007 9.940
2008 10.599
2009 11.988
2010 13.318
2011 13.593
2012 14.427
2013 14.241
2014 13.261
2015 9.946
2016* 7.155
*1/1 a 15/3

Média de Venda diária

*1/1 a 15/3

Ranking por marca
1 a 15 de março

Class. Marca Unidades %
GM 12.500 15,5
Fiat 12.494 15,5
Volkswagen 10.937 13
Hyundai 8.957 11,1
Toyota 8.182 10,2
Ford 7.024 8,7
Honda 5.198 6,5
Renault 4.537 5,6
Jeep 2.110 2,6
10º Nissan 1.677 2,1
11º Peugeot 1.261 1,6
12º Citroën 1.002 1,2
13º Mitsubishi 905 1,1
14º Audi 822 1
15º Mercedes-Benz 568 0,7
16º Kia 411 0,5
17º BMW 363 0,5
18º Land Rover 326 0,41
19º Lifan 176 0,22
20º Volvo 137 0,2
21º Suzuki 127 0,2
22º Troler 105 0,1
23º JAC 98 0,1
24º Iveco 89 0,1
25º Chery 86 0,1
26º Dodge 68 0,1
27º Míni 64 0,1
28º Subaru 56 0,1
29º Jaguar 39
30º Geely 38