– Falta de confiança do consumidor e crise econômica são os principais fatores

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O mercado automobilístico está sofrendo em 2015, as vendas já caíram 16,2% no trimestre e a previsão é que o ano termine com queda de 10%, segundo a Anfavea, embora haja quem aposte em queda bem maior.

Diante das dificuldades econômicas que o Brasil enfrenta, nem o segmento de vendas financiadas conseguiu manter o volume vendido em 2014. Este ano foram vendidas 1.394.053 unidades de carros novos e usados, gerando queda de 8,6%.

Os números são da Cetip, que controla os financiamentos, e consideram carros de passeio, comerciais leves, motos e pesados. Estão nesse número as vendas feitas por leasing, crédito diretor ao consumidor (CDC) e consórcio.

“A queda do mercado se deve pelo desaquecimento da economia e o baixo índice de confiança do consumidor, que atingiu em março o menor nível histórico”, comentou Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da unidade de financiamentos da Cetip.

Olhando apenas para as vendas de usados, o financiamento de carros somou 708.277 unidades no primeiro trimestre do ano, caindo 1,1%, em relação ao mesmo período do ano passado. O mercado de motos usadas cresceu 0,7%, financiando 27.242 unidades no período.

O prazo médio de financiamentos, que é o tempo que o consumidor leva para pagar o veículo, se manteve estável em 37 meses.