Marca fechou o trimestre com 14,7%, 1,9 ponto a mais do que no ano passado. Veja quem ganhou e quem perdeu

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Com 77.476 carros vendidos, a Volkswagen foi a marca que mais cresceu este ano, obtendo 1,9 ponto percentual a mais de participação no mercado de carros e comerciais leves: fechou o trimestre com 14,7%.

Embora ainda distante da GM, líder com 17,4% de participação no ano, a Volkswagen segue uma tendência de alta nas vendas e em março ficou a menos de um ponto percentual da líder (veja aqui). A GM, por sua vez, perdeu participação (-0,4%), embora tenha vendido mais (64.048 unidades) do que no primeiro trimestre do ano passado (62.503). Da mesma forma, a Fiat vendeu um volume maior (64.048), mas perdeu em participação: caiu de 13,6% para 12,2% no trimestre.

Renault (+ 0,7pp) |Nissan (+0,4), Ford (+0,2), Kia (+0,2), Chery (+0,1) e Volvo (+0,1) também aumentaram a participação no mercado.

Perderam, além e Fiat e GM, as marcas Toyota, Hyundai, Honda, Citroën e Peugeot: embora a maioria delas apresentou aumento no volume de vendas (veja quadro), também não acompanhou o crescimento do mercado, que foi de 14,7% no primeiro trimestre.
Veja quem mais ganhou e quem menos ganhou participação no mercado brasileiro no primeiro trimestre

Vale destacar que, em termos percentuais, a Chery foi a marca que mais cresceu, passando de 292 para 1.006 unidades, embora, pelo baixo volume, não tenha alterado a sua participação. O mesmo ocorreu com a Lexus, que vendeu 184 unidades contra 106 no primeiro trimestre do ano passado e portanto teve um expressivo aumento percentual, de 73%.

Outras marcas que apresentaram aumento expressivo no trimestre foram a Kia (3.015 unidades e crescimento de 61,7%) e a Volvo (11.097 e 56,7%).
Veja quadro de aumento percentual das 309 marcas mais vendidas no Brasil

Quem mais ganhou participação no mercado
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