Caminhões com betoneira e guindaste usam tecnologia elétrica para atuar nos centros urbanos

 

A produção de caminhões semipesados elétricos já é uma realidade na Suécia, onde a Volvo começa agora os testes com os modelos pesados, destinados ao uso na construção civil. Dois caminhões pesados 100% elétricos serão entregues para a empresa Swerock, um dos maiores fornecedores de materiais e serviços para a indústria da construção civil da Escandinávia.

Os semipesados elétricos já atuam no transporte urbano e coleta de resíduos.

Um Volvo FM elétrico equipado com uma betoneira fará entregas de concreto e um modelo FMX, também elétrico, é equipado com guindaste, para uso em construções e obras de infraestrutura, mas dentro de centros urbanos. Os benefícios de veículos elétricos para ambientes urbanos serão mensurados com os ganhos de uma operação mais silenciosa, mais segurança no canteiro de obras e maior conforto para o motorista.

Os veículos rodarão em operações regulares, avaliando o desempenho trem de força elétrico e a eficiência do sistema de recarga das baterias.

“Caminhões de construção precisam de mais potência e robustez e nossas soluções elétricas precisam atender as demandas”, disse Jonas Odermalm, vice-presidente da Volvo Trucks.

A expectativa é de que os caminhões elétricos possam aumentar a eficiência do transporte e reduzir os impactos climáticos, com a vantagem de baixos níveis de ruído em operações urbanas.