SUV é o primeiro carro totalmente elétrico da marca, que vai eletrificar metade da linha em cinco anos

A Volvo lançou no Brasil o primeiro carro totalmente elétrico. O utilitário esportivo XC40 Recharge abre as portas da eletrificação da marca, que pretende, até 2025, ter 50% da linha com alguma propulsão elétrica.

O elétrico tem tração nas quatro rodas, motor de 408 cavalos e 400 km de autonomia. A bateria carrega até 80% da capacidade em 40 minutos com um sistema de carregamento rápido.

O design não mudou muita coisa em relação ao modelo à combustão. A grade frontal foi redesenhada e leva os sensores de assistência ao motorista, como alerta de obstáculo e colisão.

No interior, a nova interface mantém o motorista atualizado com informações da carga de bateria e desempenho. O desenho interno é esportivo e funcional e os tapetes são feitos de material reciclado.

O XC40 elétrico tem um compartimento de carga extra sob o capô com capacidade de 30 litros, já que o motor elétrico ocupa menos espaço que um a combustão.

Outra novidade no SUV é a grade que isola a bateria e protege em caso de colisão, evitando que a bateria danifique as outras partes do carro e diminuindo a chance de uma explosão.

Entre as tecnologias estão o novo sistema de conectividade Android, que permite acesso ao Google Maps, Google Play Store e Assistant, além da função de pré-aquecimento do carro no inverno, sistema que ajuda a encontrar o veículo em um estacionamento grande e chave digital que permite abrir, fechar e compartilhar o carro.

Para o ano que vem, a Volvo vai lançar uma versão híbrida do XC40.