Toyota ganha pela primeira vez o troféu principal do Selo Maior Valor de Revenda

O que o consumidor leva em conta na hora de comprar um carro OK? São inúmeros os atributos exigidos pelo cliente: desempenho, design, equipamentos, tecnologia, economia de combustível. Normalmente ele tem também preferência por determinada marca ou o encantamento por determinado modelo. Mas sem dúvida o valor de revenda é fator relevante na decisão de compra. Com razão: ao investir uma pequena fortuna num carro zero a pessoa quer ter a garantia, ou ao menos certa segurança, de que não vai perder muito dinheiro na hora da revenda.

Pois quem comprou o Yaris fez o melhor negócio em relação ao valor de revenda. O carro foi o campeão geral do Selo Maior Valor de Revenda 2019, com um índice de depreciação de apenas 7,1%, isto é: ele perde apenas 7,1% do seu preço depois de um ano de uso.

O Selo Maior Valor de Revenda, realizado pela Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, em sua 6ª edição, certificou este ano 17 categorias, além do campeão geral.

A pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do zero km em agosto de 2018.

Segundo Luiz Cipolli Junior, coordenador do departamento de Pesquisas da Autoinforme, responsável pelo Estudo de Depreciação, a valorização do veículo depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-venda, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado.

“Daí a importância do Selo – disse Cipolli – tanto para o consumidor, que tem uma orientação mais precisa na hora da compra, como para as montadoras e importadoras, que podem desenvolver ações que remetam a uma valorização maior dos seus produtos”.

A pesquisa avaliou o comportamento de preços dos 107 modelos zero km mais vendidos, de 24 marcas. Além das marcas que tiveram carros vencedores desta 6ª edição do Selo Maior Valor de Revenda, foram avaliados modelos das marcas Audi, BMW, Caoa Chery, Citroën, Ford, JAC, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault e Suzuki e Volvo.

Dezessete carros foram contemplados em suas categorias:

Seis modelos vencedores desta edição melhoram suas posições em relação à quinta edição do estudo, com índices de depreciação menores, casos do Prius, Saveiro, Hilux, Prisma, Corolla e SW4. Essa variação positiva mostra que seus fabricantes fizeram um bom trabalho no pós-vendas.

Depois de seis edições, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos revela também os modelos hexacampeões: Toyota Hilux e Toyota Corolla.

O Estudo de Depreciação 2019 considerou os preços praticados no mercado de carros zero em agosto de 2018 (e não os preços de tabela). Considerou também as diversidades ocorridas no mercado na época da cotação – como a disponibilidade do produto, os bônus concedidos pelas fábricas e repassados ao consumidor, entre outros fatores – eliminando eventuais distorções de preços provocadas por essas ações.

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