Além da eletrificação, sedã de luxo tras muita tecnologia e segurança a bordo

Já está nas concessionárias o sedã de luxo que introduz a motorização híbrida da Honda no Brasil. O Accord híbrido tem tecnologia e:HEV, de dois motores elétricos de alta eficiência. Além disso, o Accord teve o visual  .

O sedã é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação, com o objetivo de obter a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050.

O carro tem dois motores elétricos de alta eficiência combinados com um motor de ciclo Atkinson de 2.0, o que, segundo a fábrica, garante boa aceleração e respostas rápidas com baixo consumo.

São três modos de operação: 100% elétrico, combustão e misto. Nos modos elétrico e híbrido a tração ocorre por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.

O modo elétrico é usado quando o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.

Os modos de condução Sport e Econ alteram a aceleração quando o acelerador é pressionado e desaceleração quando o motorista tira o pé do acelerador.

A eficiência energética é de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada.

O carro traz mudanças externas e equipamentos de aumentam a conectividade, o conforto e a segurança e custa R$ 300 mil.

Quero destacar o Honda Sensing, pacote de segurança e assistência ao motorista, que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa – e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.

Os sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags frontais, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de utilização do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor indicando que algo pode ter sido esquecido na parte traseira.